Warning: getimagesize(http://www.asduerj.org.br/images/eletronico/2017/junho/Tambellini Fattorelli.JPG): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 404 Not Found in /home/asduerj/www/plugins/content/facebooklikeandshare/facebooklikeandshare.php on line 1191

Maria Lucia Fattorelli: "A dívida é uma fraude, é um grande esquema"

Entrevistamos a auditora fiscal Maria Lucia Fattorelli após a entrega da Medalha Tiradentes, na última terça-feira (20/6) na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Fattorelli coordena o projeto Auditoria Cidadã da Dívida, que se debruça sobre os dados pouco transparentes sobre a dívida pública nacional.

 

-Como foi para você receber essa honraria aqui no Rio de Janeiro, estado em que os governantes declararam 'calamidade pública' há mais de um ano - e que clama tanto por uma auditoria?

"Para mim foi uma honra imensa, pelo que Tiradentes representa. Ele lutou pela independência do Brasil, lutou pela justiça fiscal, porque ele estava naquele ambiente da chamada 'derrama' - que exigia 20% do nosso ouro para ser enviado para a Coroa Portuguesa.

Hoje estamos neste mesmo cenário. Estamos com o modelo tributário extremamente injusto, regressivo, que tira mais dos mais pobres, e nós estamos com esse risco para a nossa soberania, para nossa independência (que não existe, hoje somos dependentes do capital). A dívida representa um dos principais fatores dessa amarra, que impede o Brasil de alcançar o desenvolvimento socioeconômico.

Para nós esse reconhecimento por parte da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro serve de combustível, de inspiração nessa luta, que é tão dura. No final estamos lutando contra o grande poder financeiro mundial. E por isso essa luta é tão difícil, tão longa, e depende de todo mundo.

As universidades como a Uerj, UFRJ e outras, são fundamentais. Se não levarmos essa luta para a academia, para a juventude, principalmente para os estudantes, será muito complicado vencer essa batalha. Mas temos certeza de que vamos conseguir. As pessoas estão acordando.

Hoje, com todo esse cenário de crise, de corrupção, estão permitindo as pessoas acordarem, enxergarem. Perceberem a riqueza e a abundância desse país. Como um país tão rico como o nosso pode estar com desemprego recorde, com comprometimento das instituições, das universidades. Algo está muito errado aqui. E a dívida, a chamada 'dívida pública', está por trás de tudo isso."

-Você comentou durante o recebimento da medalha que a dívida é uma 'fraude'. Como assim?

"A dívida é uma fraude. Um grande esquema. Pelo que temos investigado não tem transparência alguma. O que a gente consegue descobrir são arranjos. Mecanismos financeiros que vão criando dívida e mecanismos financeiros que vão fazendo a dívida se multiplicar por ela mesma. Como disse, não adianta fazer discurso sobre isso.

Nós temos é que provar isso. E a ferramenta que prova isso é a auditoria. E nós temos também que derrubar o mito que a auditoria é somente para especialistas. Os especialistas são importantes. Mas, fazer a auditoria é uma tarefa de todos nós. Todos podemos fazer, aprofundar os estudos, requerer, analisar documentos... para conseguir assim a conscientização social que precisamos para virar essa página. E construir assim a história que merecemos. Nós de fato somos o país da abundância, da riqueza e da prosperidade. Não podemos abrir mão disso"